Sobre Grupo

Fundado em 1975, por João Mandu Neto, o Grupo de Cultura Abolição é uma instituição pública de direito privado, com natureza e fins não lucrativos, duração ilimitada e que se tem caracterizado pelo resgate da cultura brasileira, especialmente a nordestina, buscando no folclore a fonte de inspiração. Os principais objetivos são divulgar e preservar as manifestações populares do município de Princesa Isabel e do estado da Paraíba, através da dança, teatro, artesanato, música e de atividades sociais para educar e integrar a comunidade, propagando valores e artistas locais.
O nome "Abolição" foi escolhido para homenagear o município de Princesa Isabel (PB) e, por extensão, está vinculado aos fatos do século XIX, quando foi promulgada a Lei Áurea, que extinguiu oficialmente a escravidão.

A dança se tornou o principal veículo condutor, usado na maioria das apresentações

O GRUPO DE CULTURA "ABOLIÇÃO" SE CARACTERIZA POR UMA ACENTUADA TENDÊNCIA DE RESGATE A CULTURA BRASILEIRA,ESPECIALMENTE A NORDESTINA,COM TODOS OS VALORES DISTINTIVOS E DE COMPROVADA FORMA PRÓPRIA.O PRINCIPAL OBJETIVO DO GRUPO É MANTER VIVA A CULTURA PRINCESENCE PARA QUE JAMAIS SUCUMBA.
QUANTO AO NOME "ABOLIÇÃO" É UMA HOMENAGEM A NOSSA CIDADE PRINCESA ISABEL,ONDE EXISTE ATÉ HOJE O QUILOMBO DO LIVRAMENTO,QUE FAZIA PARTE DO NOSSO MUNICÍPIO.ONDE NOS OBRIGA REBUSCAR AQUELA PASSAGEM MARCANTE DA NOSSA HISTÓRIA,QUANDO NO DIA 13 DE MAIO DE 1888, A PRINCESA ISABEL ASSINOU A LEIA ÁUREA, ABOLINDO A ESCRAVIDÃO NO BRASIL.
O NOSSO GRUPO NASCEU DA NECESSIDADE QUE OS JOVENS TEM EM MANTER VIVA A CULTURA,E VEM SE EMPENHANDO NA BUSCA CONSTANTE DE APERFEIÇOAR A TÉCNICA,SE ATUALIZANDO NAS DANÇAS E CONSERVANDO A CULTURA TRADICIONAL.

0 Comentários